BRASILPOLÍTICA

Lula lidera todos os cenários de 1º turno para 2026, aponta pesquisa Quaest

Levantamento realizado pela Genial/Quaest mostra o presidente à frente em cinco simulações para as eleições presidenciais de 2026.

Lula lidera todos os cenários de 1º turno para 2026, aponta pesquisa Quaest
Ricardo Stuckert/PR/Arquivo

A mais recente pesquisa da Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (21), mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera com folga todos os cinco cenários de primeiro turno simulados para as eleições presidenciais de 2026. O levantamento foi realizado entre os dias 13 e 17 de agosto, com 12.150 entrevistas presenciais em todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.

Bolsonaro é o principal adversário, mas fica atrás de Lula

No cenário mais tradicional, que inclui Jair Bolsonaro (PL), o ex-presidente aparece com 28% das intenções de voto, contra 34% de Lula. Ciro Gomes (PDT) surge com 8%, seguido por Ratinho Júnior (PSD) com 7%. Ronaldo Caiado (União Brasil) e Romeu Zema (Novo) aparecem com 3% cada. Indecisos somam 4%, enquanto brancos, nulos ou abstenções chegam a 13%.

Michelle, Tarcísio, Eduardo e Flávio também ficam atrás

Outros cenários consideram figuras próximas ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Quando Michelle Bolsonaro é colocada como candidata, ela soma 21%, enquanto Lula mantém 35%. Tarcísio de Freitas (Republicanos), atual governador de São Paulo, aparece com 17% em outro cenário, contra 35% de Lula.

Nas simulações com os filhos do ex-presidente, o resultado também é favorável ao atual chefe do Executivo. Eduardo Bolsonaro tem 15% das intenções de voto, contra 34% de Lula. Já Flávio Bolsonaro registra 14%, enquanto o petista atinge 35%.

Ciro Gomes mantém presença, mas sem grande crescimento

Ciro Gomes (PDT), ex-ministro e candidato recorrente à presidência, aparece em todos os cenários, com variação entre 8% e 11% das intenções de voto. Apesar de sua constância como nome da centro-esquerda, Ciro continua distante da liderança e abaixo dos principais nomes da direita.

Direita fragmentada e alto índice de abstenção preocupam oposição

A pesquisa revela uma fragmentação dos votos entre os nomes da direita e centro-direita, sem um nome que consiga unificar esse eleitorado com força suficiente para ameaçar Lula no primeiro turno. Além disso, os cenários apontam percentuais consideráveis de indecisos e eleitores que pretendem votar branco, nulo ou não comparecer, variando entre 13% e 21% — um fator que pode influenciar diretamente o desenrolar da campanha nos próximos meses.

Cenário ainda indefinido, mas vantagem petista é clara

A pesquisa Genial/Quaest aponta um favoritismo consistente de Lula na corrida presidencial de 2026, mesmo diante de diferentes adversários do campo conservador. No entanto, com mais de um ano até o pleito, o cenário ainda pode sofrer mudanças significativas, especialmente com a definição das candidaturas e os desdobramentos da conjuntura política e econômica do país.

Vitor Pavanelli

Jornalista e entusiasta de cultura pop, cinema e política. contatovitorpavanelli@outlook.com.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo