
A equipe BahiaRT, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), conquistou o primeiro lugar na categoria “Flying Robots”, de drones, durante o Campeonato Mundial de Robótica e Inteligência Artificial, realizado no Centro de Convenções de Salvador.
A competição, conhecida como RoboCup 2025, acontece até segunda-feira (21) e reúne equipes de diversas partes do mundo. A “Flying Robots” é uma modalidade nova, criada por brasileiros, e ainda não faz parte oficialmente do circuito internacional da RoboCup.
Desafios Envolvendo Drones e Robôs Voadores
Na categoria Flying Robots, os times precisaram cumprir missões que simulam situações reais de emergência. Entre as tarefas, estavam:
- Entrega de kits de primeiros socorros
- Realização de inspeções em locais de risco
- Busca por vítimas em áreas de difícil acesso
O BahiaRT foi o único time da Bahia a competir nessa categoria e conseguiu uma vantagem de 20 pontos sobre o segundo colocado, o TechAgroS, do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT).
Reconhecimento Científico para o BahiaRT
Como premiação, a equipe baiana levou para casa um troféu e reconhecimento acadêmico. A RoboCup é uma competição de caráter científico, por isso, não oferece prêmios em dinheiro.
Segundo os integrantes do BahiaRT, o resultado é motivo de “alegria, alívio e orgulho”, representando um avanço para a tecnologia e inovação na Bahia.
Sobre a RoboCup
A RoboCup é o maior evento mundial de robótica e inteligência artificial. Além da categoria de drones, a competição inclui desafios com robôs humanoides, robôs de resgate, futebol de robôs, entre outros.