BAHIACIDADES

Polícia Civil conclui investigação sobre acidente de ônibus na BR-101 e motorista é indiciado

Acidente de ônibus em Teixeira de Freitas/BA deixou nove mortos e 18 feridos.

Ônibus BR-101
Foto: Lenio cidreira/liberdadenews

A Polícia Civil (PC) de Teixeira de Freitas, cidade localizada no extremo sul da Bahia, concluiu as investigações sobre o trágico acidente de ônibus ocorrido no dia 11 de abril deste ano, na BR-101. O acidente resultou na morte de nove pessoas e deixou 18 feridas. O ônibus, que havia partido do Rio de Janeiro com destino a Porto Seguro, tombou no trecho de Teixeira de Freitas.

Causa do Acidente: Velocidade Incompatível

De acordo com a investigação, o motorista do ônibus dirigia a uma velocidade incompatível para a rodovia, ultrapassando 110 km/h em um trecho sinalizado com várias placas de alerta para curvas perigosas. A versão do motorista, que alegou desviar para evitar uma colisão com um veículo que teria realizado uma ultrapassagem indevida, foi desmentida pela análise da PC e por testemunhas.

Testemunhas e Evidências

Duas testemunhas que viajavam logo atrás do ônibus confirmaram que o veículo estava em alta velocidade. Além disso, o carro das testemunhas possuía um sistema de gravação de vídeo que registrou o ônibus segundos antes do acidente, reforçando a conclusão da PC de que a velocidade foi a causa principal do tombamento.

Investigação Detalhada e Indiciamento

Horas após o acidente, a Polícia Civil realizou uma força-tarefa para colher depoimentos dos sobreviventes no hospital e expedir guias periciais. O objetivo foi identificar a causa do acidente e minimizar a revitimização das vítimas. O motorista do ônibus foi indiciado nove vezes por homicídio culposo e 18 vezes por lesão corporal no trânsito. A pena prevista para esses crimes é de detenção de dois a quatro anos, além da suspensão ou proibição de obter a habilitação para dirigir.

As Vítimas do Acidente

Os corpos das vítimas foram liberados pelo Instituto Médico Legal (IML) da Bahia no dia 12 de abril, com o translado realizado pela empresa RM Viagens e Turismo, elas foram:

  • 1. Cléa da Conceição Faria
  • 2. Conceição Maria dos Santos Rangel
  • 3. Glória Regina do Nascimento Cunha
  • 4. Irapuã de Azevedo
  • 5. Maria José Nicomedes Sinfrônio
  • 6. Regina Maura Feitosa
  • 7. Valter Nery
  • 8. Ronaldo do Espírito Santo de Oliveira
  • 9. Doralice da Conceição de Azeredo

Vitor Pavanelli

Jornalista e entusiasta de cultura pop, cinema e política. contatovitorpavanelli@outlook.com.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo