BRASILCAMAÇARIDIAS D'ÁVILALauro de FreitasSALVADOR

Apagão Afeta Todos os Municípios Atendidos pela Neoenergia Coelba na Bahia e Partes do Nordeste

Neoenergia Coelba, Responsável por 415 Municípios Baianos, Sofre Apagamento Generalizado.

Apagão Afeta Todos os Municípios Atendidos pela Neoenergia Coelba na Bahia e Partes do Nordeste

Uma interrupção massiva no fornecimento de energia elétrica afetou todos os municípios atendidos pela Neoenergia Coelba na Bahia, além de partes dos estados do Nordeste, Norte e Sudeste do Brasil, na manhã desta terça-feira (15). A ocorrência, que teve impacto em uma vasta área geográfica, gerou preocupações e mobilizou a equipe técnica da recepção para restabelecer a energia.

Crédito: (iStockPhoto)

Neoenergia Coelba Atende 415 Municípios e Milhões de Clientes

A Neoenergia Coelba é responsável pela gestão de 415 municípios, cobrindo praticamente todas as cidades da Bahia, exceto duas. Sua área de concessão abrange cerca de 563 mil milhas quadradas, atendendo mais de 6 milhões de clientes, correspondendo a uma população superior a 15 milhões de habitantes.

Retorno Gradual do Fornecimento de Energia em Algumas Cidades

Após a interrupção que afetou amplamente a região, o retorno do fornecimento de energia elétrica começou a acontecer em partes de Salvador e diversas outras cidades, incluindo Camaçari, Ilhéus, Itabuna, Eunápolis, Porto Seguro, Barreiras, Luis Eduardo Magalhães, Juazeiro, Jacobina e Paulo Afonso , durante a terça-feira (15).

Apagão Originado de Ocorrência na Rede de Operação do Sistema Interligado Nacional

O apagão, que ocorreu por volta das 8h23, teve como origem uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN). Em comunicado oficial, a Neoenergia Coelba informou que o restabelecimento das cargas suportadas está ocorrendo gradualmente, mediante autorização do Operador Nacional do Sistema (ONS). Até o momento da nota, aproximadamente 30% dos consumidores residenciais inicialmente tiveram o fornecimento de energia normalizado, às 11h.

A situação levanta questões sobre a robustez e a resiliência do sistema elétrico brasileiro, além da importância de prontidão das transportadoras e órgãos regulatórios para lidar com incidentes dessa magnitude.

Vitor Pavanelli

Jornalista - Sócio-Proprietário. contatovitorpavanelli@outlook.com

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo