A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) divulgou na última segunda-feira (20) que o número de mortes causadas pela dengue no estado subiu para 78 desde janeiro. Esse aumento alarmante eleva a taxa de letalidade da doença para 2,6%, que ainda é menor do que a média nacional.
Distribuição das Mortes por Municípios
As mortes ocorreram em diversos municípios, refletindo a propagação da dengue em diferentes regiões do estado. As cidades que registraram óbitos até dia 12 de maio são:
- Barra do Choça : 2
- Bom Jesus da Lapa : 1
- Caculé : 1
- Caetano : 1
- Caetité : 2
- Campo Formoso : 1
- Caraíbas : 1
- Carinhanha : 1
- Coaraci : 2
- Encruzilhada : 3
- Feira de Santana : 4
- Guanambi : 1
- Ibiassuce : 1
- Ipiaú : 1
- Irecê : 1
- Itaberaba : 1
- Jacaraci : 1
- Juazeira : 4
- Luís Eduardo Magalhães : 1
- Macaúbas : 1
- Maraú : 1
- Palmas de Monte Alto : 2
- Piripá : 3
- Santo Antônio de Jesus : 2
- Santo Estêvão : 1
- Seabra : 1
- Serrinha : 2
- Tanque Novo : 1
- Teolândia : 1
- Vitória da Conquista : 14
- Várzea Nova : 1
Situação Atual da Dengue na Bahia
A Bahia enfrentou uma epidemia de dengue em 190 municípios, com 83 municípios em risco e 107 em alerta. O estado já registrou 193.442 casos da doença, um aumento de 717,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Esse aumento expressivo preocupa as autoridades e a população.
Salvador Fora da Zona de Epidemia
Apesar do cenário preocupante no interior do estado, Salvador não está mais em situação de epidemia. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS), a capital baiana perdeu o status de epidemia de dengue na segunda-feira (6). A cidade apresentou uma redução de mais de 50% no número de casos confirmados em comparação com o ano anterior. Entre 31 de dezembro de 2023 e 4 de maio de 2024, foram registradas 825 ocorrências, contra 1.772 no mesmo período do ano passado.
O aumento das mortes por dengue na Bahia ressalta a necessidade de intensificar as ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. As autoridades de saúde estão em alerta máximo e trabalham para controlar a propagação da dengue e proteger a população.