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Jerônimo Rodrigues anuncia reajuste zero na tarifa do metrô e do transporte metropolitano

Governo do Estado assume custo para evitar aumento no preço das passagens, beneficiando milhares de trabalhadores da região metropolitana de Salvador.

Jerônimo Rodrigues anuncia reajuste zero na tarifa do metrô e do transporte metropolitano
Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, anunciou nesta quinta-feira (20) que não haverá aumento na tarifa do metrô e dos ônibus da região metropolitana de Salvador. A decisão foi tomada durante uma reunião com secretários estaduais, vereadores de Salvador, deputados estaduais e o vice-governador Geraldo Júnior, garantindo que o Governo do Estado assuma o custo da manutenção dos valores atuais.

Governo assume custos para manter tarifas acessíveis

Caso o Estado não arcasse com esses custos, o preço das passagens poderia chegar a R$ 11 para os trabalhadores que dependem do transporte público. “Se o Estado não bancasse esse custo do metrô e do ônibus metropolitano, o trabalhador que usa um transporte coletivo em Salvador ficaria pagando R$ 11, então, por aí você tem a dimensão da importância do papel do Estado”, explicou Jerônimo Rodrigues.

Com essa decisão, as tarifas continuarão sendo R$ 4,10 no metrô, enquanto os ônibus manterão os valores atuais de acordo com a localidade atendida. O impacto financeiro para o governo estadual é estimado em R$ 70 milhões ao ano, sendo R$ 39 milhões destinados ao sistema metroviário e R$ 30,4 milhões para a frota de ônibus da região metropolitana.

Estudo aponta impacto da medida

Um estudo da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA) indicou que, sem o aporte governamental, a tarifa do metrô poderia ser reajustada para R$ 9,21. Desde sua implantação, o Governo da Bahia já investiu R$ 8,1 bilhões no sistema metroviário, sendo R$ 4,4 bilhões na construção e R$ 3,7 bilhões na operação.

O metrô de Salvador transporta mensalmente cerca de 9,4 milhões de pessoas. Em 2024, foram realizadas 118 milhões de viagens, demandando um aporte financeiro de R$ 686 milhões para a manutenção da operação. O projeto de lei garantindo a continuidade do subsídio será enviado para a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) para aprovação.

Com essa medida, o governo busca garantir acessibilidade e evitar o impacto financeiro para os usuários do transporte público, mantendo tarifas estáveis e promovendo a mobilidade urbana na região metropolitana de Salvador.

Vitor Pavanelli

Jornalista e entusiasta de cultura pop, cinema e política. contatovitorpavanelli@outlook.com.

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