SALVADOR

Raimundo Varela: A Trajetória do Criador do ‘Balanço Geral’ que Marcou o Jornalismo Brasileiro

A notícia da morte de Raimundo Varela, aos 75 anos, nesta quinta-feira (7), trouxe profunda tristeza para o cenário da comunicação e do jornalismo brasileiro.

A criação do ‘Balanço Geral’

A morte de Raimundo Varela, aos 75 anos, nesta quinta-feira (7), trouxe à tona a importância do apresentador para o jornalismo brasileiro. Ele foi o criador do icônico ‘Balanço Geral’, que se tornou um grande sucesso na comunicação em âmbito nacional. O programa teve início em 1981, na TV Itapoan, quando a emissora ainda era filiada ao SBT, na Bahia.

Estilo Único e Liderança de Audiência

O ‘Balanço Geral’ rapidamente conquistou a liderança de audiência graças ao estilo único de Raimundo Varela. Seu hábito de bater na mesa para chamar a atenção das autoridades e o uso de cartões verdes e vermelhos para elogiar ou criticar no noticiário se encontraram marcas registradas do programa.

Uma História de Separação e Reencontro

Apesar do sucesso, em 1990, houve uma separação entre Raimundo Varela e o ‘Balanço Geral’ quando o apresentador deixou a TV Itapoan para ingressar na Bandeirantes Bahia, onde apresentou o programa “Jogo Aberto”. Os filmes duraram sete anos, mas em 1997, Varela retornou à TV Itapoan, que já era filiada à Record, reasumindo o ‘Balanço Geral’.

Sucesso nas Ondas do Rádio

O ‘Balanço Geral’ de Raimundo Varela também ganhou força na rádio, tornando-se uma das maiores audiências do segmento nas primeiras horas da manhã. Nessa, Varela dividiu a bancada naquela época com Armando Mariani, conquistando milhares de ouvintes.

Impacto Nacional e Expansão do Programa

O sucesso do ‘Balanço Geral’ de Varela incomodou a Rede Globo, levando a Record a implantar o programa no horário do meio-dia em todas as suas praças de jornalismo no Brasil em 2004. Na Bahia, o programa passou a ter duas edições, com José Eduardo assumindo a segunda edição em 2014.

Legado e Últimos Anos

Raimundo Varela deixou a apresentação do ‘Balanço Geral’ em 2020, tornando-se apenas um comentarista do programa. Durante a pandemia de COVID-19, surgiram problemas de saúde, mas continuamos a contribuir com seus comentários de casa sobre diversos temas.

Despedida e Velório

A família de Raimundo Varela informou que o velório será realizado no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador, a partir das 13h, com a cremação prevista para as 16h. A causa da morte não foi divulgada, deixando uma lacuna na história do jornalismo brasileiro.

Raiumundo Varela morreu
Foto: Redes Sociais

Vitor Pavanelli

Jornalista - Sócio-Proprietário. contatovitorpavanelli@outlook.com

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo