Praias Impróprias para Banho: Alerta nas Costas da Bahia e Salvador
Indicador de Contaminação: Densidade de E. coli acima do Limite Estabelecido
As praias de Salvador e algumas das regiões litorâneas da Bahia enfrentam um alerta de impróprias para banho, de acordo com o comprovado pela Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) e Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob). Conforme as diretrizes, se a densidade de E. coli for superior a 800 UFC/100 ml em duas ou mais amostras coletadas no mesmo local durante um período de cinco semanas ou se o valor obtido na última aceleração for superior a 2000 UFC/100 ml , a praia é considerada imprópria para banho.
Práticas Recomendadas para Segurança dos Banhistas
Neste cenário, banhistas e moradores devem estar atentos às orientações e seguir as recomendações de não utilizar as praias listadas como impróprias. Essa medida visa a garantir a saúde e segurança dos frequentadores, evitando a exposição a possíveis riscos associados à qualidade da água.
Relação de Praias Consideradas Impróprias
A lista de praias impróprias para banho inclui diversas áreas em Salvador e em outras regiões do litoral baiano. Entre as praias citadas estão Tubarão, Penha, Bogari, Pedra Furada, Marina Contorno, Porto da Barra, Santa Maria, Farol da Barra, Rio Vermelho, Buracão, Pituba, Madre de Deus (sob a ponte), Buraquinho (Litoral Norte), Morro de São Paulo (2ª, 3ª e 4ª praias), Gamboa, Concha, Ponta da Tulha, Marciano, Malhado, Cristo, Opaba e outros pontos em diferentes regiões costeiras da Bahia.
Cuidado com a Saúde e Ambiente Seguro
Os órgãos responsáveis, incluindo o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), seguem monitorando a situação das praias e garantindo que as condições voltem ao nível apropriado para o banho, buscando a proteção da saúde pública e preservação do ambiente marinho.
Pontos Próprios para Banho na Costa das Baleias
Destaca-se que, apesar das restrições, todos os pontos analisados pelo Inema na Costa das Baleias, no litoral extremo sul, foram considerados próprios para banho. É fundamental que os banhistas sigam as informações oficiais e evitem locais impróprios, a fim de garantir a segurança e aproveitar as belas praias da região de forma saudável.